quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PEN (PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NACIONAL) ENESSO

Encaminhamentos:

Conjuntura
Presença nos espaços de discussão e movimentos sociais referente à reforma agrária como o plebiscito popular pelo limite da propriedade de terra, MAB, MST, reforma urbana.
Com governo Lula surge o PAC com uma política econômica de habitação sem participação popular. Uma idéia é que os estudantes (ENESSO) estejam na frente puxando e articulando (com os estagiários da habitação) como militantes para construção da participação popular.
No caso dos movimentos de campo, e na defesa do código florestal, pautar articulação de intervenção junto com outras executivas como a FEAB, ABEF e ENEBIO que também  podem fornecer material para divulgarmos à base.
 CN em articulação com a CRs construirão em âmbito nacional a I Semana de Combate de Violência Policial e a Criminalização da Pobreza.

Que a CN, a partir de mapeamento dos EIVs que serão realizados nos perspectivos estados, divulgue e incentive a participação dos militantes do MESS e atue na construção destes estágios.
MESS organize juntamente com as entidades da categoria (Cfess/Cress), fomentar a discussão sobre a defesa dos trabalhadores e a criação de postos de trabalho no setor público.
Os temas relacionados diretamente no âmbito internacional / latino-americano serão de competência da coordenadoria de relações internacionais, que será responsável de se interar da agenda de lutas com moções/manifesto de apoio e repudio e demais articulações com os movimentos sociais latino-americanos em conjunto com a coordenadoria de comunicação, que por sua vez será responsável por manter contato por diversos meios de comunicação.    
A ENESSO deve-se apoderar da luta antimanicomial, conferências e fóruns populares de saúde e articular e comunicar os CAs, DAs e regionais das atividades em âmbitos locais.
Criar cartilha de formação política, a fim de colaborar com o amadurecimento das discussões na base. Esta cartilha vem com o propósito de auxílio e orientação para o fortalecimento no debate dos CAs e DAs nas IES de forma continua e periódica na busca de maior aprofundamento das análises conjunturais predominantes nos movimentos estudantis em âmbito nacional.

Formação Profissional
Divulgação da PNE no caderno da ENESSO. Participar e fomentar a construção dos fóruns de supervisão de estágio nas IES e posteriormente a nível estadual. Que a ENESSO possa encabeçar a luta pelos fóruns e a discussão da Política Nacional de Estágio.
Construir uma semana de campo de estágio a ser realizado nas escolas como trabalho de base nos CAs e DAs.

Realizar um plebiscito sobre o ENADE com data de ocorrência na segunda quinzena do mês de Outubro, além de promover debates nas escolas com intuito de aprofundar os motivos pela qual a ENESSO defende o boicote ao ENADE, localizando o ENADE dentro do Projeto do grande capital para as universidades brasileiras levado a cabo pela atual contra-reforma universitária (REUNI/PROUNI/EAD/SINAES/LEI DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA/PACOTE DA AUTONOMIA). Elaborar um material explicativo para sensibilização política da metodologia e funcionamento do ENADE. Aproveitar espaço da FENEX como apoio na luta.
Criar um núcleo permanente de formação com relação à reforma universitária, apresentando como alternativa um projeto de universidade critica, criadora e popular ligada à construção de um projeto societário defendido pelo Código de Ética da profissão e posteriormente organizar uma nova forma de avaliação das IES.
Propomos fortalecer papel político dos representantes discentes da ABEPSS no MESS e exigir articulação destes com a ENESSO, bem como a participação da CR/CN nas micro reuniões para apresentar as propostas do MESS.
Garantir acúmulo histórico da FENAS e promover um debate sobre a sindicalização da categoria. Elaborando um documento com o posicionamento da ENESSO com relação à FENAS e os sindicatos por categoria, em conjunto com as entidades ABEPSS, CFESS e CRESS.

Formulação de documentos para os Conselhos de Entidades que se faça valer a deliberação 44, tanto no acesso quanto na construção e organização das atividades nesses espaços.
Apresentar as entidades da categoria CFESS/ABEPSS/ENESSO nos espaços de recepção aos calouros de Serviço Social, debatendo seu caráter.
Acompanhara a construção do Seminário de Estudantes da pós-graduação que lutam pela gratuidade desses cursos.
Debate sobre ENADE nos SRFPMESS.
Fomentar e se apropriar a cerca do debate da questão do Serviço Social na Educação.

Movimento Estudantil
Proposta de participar nos fóruns, CN ou CR presentes fazer o repasse para toda a ENESSO, através da lista, boletins, cadernos e cartilhas publicizar antes e depois sobre os encontros.
Maior articulação junto aos discentes ABEPSS levando acumulo de discussão dos encontros.
Reativar o site atual da ENESSO, caso não haja possibilidade criar-se um novo site para armazenamento dos arquivos do MESS, e enfatizar como articulação principal as lista com realização de cadastro através dos CR.
Fazer o repasse financeiro, expondo o balanço financeiro em data determinada através do site ou na lista, em período trimestral.
Levantar as informações financeiras da ultima e da atual gestação para saber a atual situação, inclusive em relação a divida (se existe ou não).
Que a ENESSO participe do seminário que ocorre em Uberlândia.
CN, fomentar cursos do NEP 13 de maio em locais que não ocorre.
Sobre as escolas com sistema EAD, ENESSO participar com debates nos encontros.

Universidade
Fazer um trabalho amplo de divulgação dos cursos de formação política nas escolas, com articulação dos secretários.
Implementação de políticas afirmativas para estudantes de escolas públicas e privadas, negros, índios, quilombolas e pessoas com deficiência – apoio total.
Primeiro passo de conscientizar os discentes para universidade popular fomentando uma discussão entre os discentes com participação das CR na formação de quadros. Incluindo a questão do PROUNI.
Que a ENESSO participe da construção do Seminário Nacional de Universidade Popular.
Que a ENESSO aprofunde a discussão acerca do curso de Gestão de Políticas Públicas.
CAMPANHA:
ENESSO POR UMA UNIVERSIDADE POPULAR (Tema central)
Cartaz
- Acesso público e universal já!
- Contra a privatização do conhecimento.
- Por uma universidade construída pelo povo e para o povo.
- confecção de adesivos
Elementos:
Debate pautado na Reforma Universitária
Opressões
Levar o debate relacionado a opressões na cartilha da ENESSO, apoiar os estudantes em encontros como o ENUDES.
ENESSO participe do Fórum de discussão sobre a Lei Maria da Penha.
ENESSO articulada conjuntamente com os CA’s/DA’s e DCE’s acumulo para a discussão sobre a legalização do aborto, além de participar das atividades e posteriormente socializar as informações e materiais da campanha na lista ou site da ENESSO.
Articulação da ENESSO com os grupos que fazem a discussão GLBTT e participar dos fóruns de discussão sobre.
Posicionamento da ENESSO com relação aos trotes violentos. Produção de materiais para calourada que abarque uma discussão crítica acerca dos trotes.
Articulação com a ABPESS referente à inclusão da disciplina de Diversidade (Gênero, Raça e Etnia) na grade curricular em caráter obrigatório.
Retomar/Fomentar/Articular os Grupos de Discussão de Opressões.
Tocar uma Campanha de Opressões no próximo semestre, com data a ser definida no próximo PEN.
Cultura
Que o MESS se faça presente no Fórum Nacional de Mulheres Indígenas e no encontro nacional de estudantes indígenas e também dos Quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário