quarta-feira, 17 de novembro de 2010


MOVIMENTO ESTUDANTIL e SERVIÇO SOCIAL
O Movimento Estudantil é um movimento social e se caracteriza por ser um movimento policlassista e seus atores constantemente renovados, compreendendo os anos necessários para concretização do curso.
Desse modo, entendemos que o processo de organização tem importância fundamental na Formação Profissional e Política dos estudantes e no fortalecimento das lutas e resistência contra o desmonte do Ensino Superior deflagrado pelos organismos internacionais e operacionalizado pelo Ministério da Educação – MEC.
                  A organização estudantil é garantida por lei, e deve sempre ser autonomia a qualquer Governo, Reitoria, etc. O Movimento Estudantil se subdivide em Movimento Geral, Movimento de base e Movimento de área.

C.A / D.A


As entidades de Base são formadas pelos Centros Acadêmicos - CAs e Diretórios Acadêmicos - DAs e asseguradas pela lei n.º 7.395, de 31 de outubro de 1985, do artigo 4º da Constituição Federal: “Fica assegurado aos estudantes de cada curso de nível superior o direito a organização de Centros Acadêmicos ou Diretórios Acadêmicos, como suas entidades representativas”.
O C.A/D.A é uma entidade que tem por finalidades:
1)    Mover ações políticas a favor dos(as) estudantes do curso e da Universidade e/ou Faculdade.
2)    Organizar as lutas do M.E na escola;
3)    Fazer ponte com a Executiva de Curso, colaborando na execução das deliberações a ela colocada pelo conjunto dos estudantes em seus fóruns deliberativos.
4)    Defender, incondicionalmente, os direitos, interesses e reivindicações dos estudantes, em todos os setores compatíveis com seu poder representativo.
5)    Lutar pelo aprimoramento da formação universitária, objetivando a elevação do nível de ensino, pelo incremento à pesquisa e à pós-graduação, e tudo o mais que venha complementar a formação política, cultural, social e acadêmica do corpo discente de Serviço Social.
6)    Apoiar movimentos ou entidades estudantis com objetivos coincidentes deste capítulo, assim como contribuir para o processo de transformação da sociedade, articulando-se com as lutas populares.
7)    Lutar pela construção da democracia na instituição e em todos os espaços.
8)    Contestar todas as formas de discriminação e preconceitos na sociedade.
9)    Lutar por um Serviço Social e uma Universidade comprometidos com a realidade e ideais populares.
10) Preservar as tradições democráticas do meio estudantil, visando o aprimoramento das democracias no contexto social brasileiro.
11)  Organizar as calouradas, observando o caráter político-cultural e inserção dos novos estudantes no cotidiano do MESS.
12) Promover debates constantes e fortalecer o processo de participação dos estudantes nos fóruns de discussão do MESS.
13) Articular com os CAs e DAs de outros cursos a fim de aprofundar o debate e fortalecer as lutas estudantis no interior da Universidade.
Acompanhar as ações dos Diretórios Centrais dos Estudantes – DCEs. 
ENESSO
Em 2008 a ENESSO completou 20 anos. Durante a história do MESS (Movimento Estudantil de Serviço Social), a ENESSO se denominou de várias formas. Antes de ser fechada pela ditadura militar em 1968, era chamada de ENESS. Após a reorganização passou a ser a Secretária Executiva Nacional até 1988, quando torna-se SESSUNE (Subsecretária de Estudantes de Serviço Social da UNE). Mais tarde, em 1993, rebatizada de ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social).

Objetivos da ENESSO:
1) lutar por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade, visando ampliar o acesso ao direito à educação;
2) articular os estudantes de Serviço Social no país, viabilizando canais para maior participação destes junto aos movimentos populares, reforçando e ampliando a sua luta por uma sociedade justa e igualitária;
3) fomentar e potencializar a formação político-profissional dos estudantes de Serviço Social através de suas entidades representativas de base (CA’s/DA’s), objetivando fortalecer a intervenção política do Movimento Estudantil de Serviço Social - MESS;
4) coordenar e organizar os encontros regionais e nacionais junto às escolas sede e representação discente em ABEPSS, buscando a articulação com as demais entidades da categoria;
5) garantir um contato permanente dos estudantes de Serviço Social com a categoria dos Assistentes Sociais, suas entidades nacionais;
6) promover o fortalecimento político, organizacional das entidades de base (CA’s e DA’s) e apoiar sua construção e organização onde não existam;
7) promover e participar do debate acerca das demandas das (os) estudantes de Serviço Social;
A ENESSO tem contribuído com o debate travado no interior das entidades representativas da categoria dos Assistentes Sociais, das demais entidades do Movimento Estudantil, assim como junto aos Movimentos Sociais. Através dessa articulação, a ENESSO tem garantido a presença marcante dos estudantes em questões relevantes para as lutas gerais da sociedade, do movimento estudantil e em torno da formação profissional. As entidades representativas da categoria profissional são: CFESS - Conselho Federal de Serviço Social; CRESS - Conselho Regional de Serviço Social; ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.
UNINOVE e o MESS
Há quase dois anos algum aluno de Serviço Social já tem mantido contato e articulação com o MESS/ENESSO, entre encontros e discussões fora e dentro da Uni9 foi criado grupo para discutir, formar e elaborar ferramentas para fundação de um C.A do curso Serviço Social na Uni9. Durante este período foi elaborado o Estatuto e outros documentos necessários para legitimar o movimento dos estudantes participantes deste processo e para uso e fundação do C.A. Hoje diante da atual conjuntura de nossa Universidade, entre outros aspectos discutidos e refletidos temos a necessidade de fundar o C.A e com isso conquistar um espaço e ferramenta política para uso de nossos direitos como estudantes.
Como e Quando?
No dia 19/11 haverá o Simpósio com a participação de todos os campus da Uni9, neste dia teremos uma mesa para falar sobre o MESS(Movimento Estudantes de Serviço Social). Este será o momento ideal para nós fundarmos o C.A, já que raramente temos todos os campus unidos em um único espaço.
Convidamos a tod@s para participarem deste processo histórico no dia 19/11.

Comissão Pró C.A Serviço Social Uni9

Apoio: MESS/ENESSO 

Um comentário:

  1. Como ficou o CA de Serviço Social? Sou Aluno do Campus Santo Amaro e gostaria de saber se existe já o CA, como esta o processo e etc..

    Abraços

    ResponderExcluir