quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pré Encontro Nacional
 de Serviço Social – Região VII
 o9/07 e 10/07 de 2010

ATA do Encontro

Estiveram presentes no Pré ENESS 2010, representações de oito escolas da Região VII, que são: ISCA Faculdades, PUC-SP, UNIFESP, UNICASTELO, UNINOVE, FAPSS – SP, FAPSS – SCS e CEUNSP.
No primeiro momento fizemos uma discussão sobre análise de conjuntura, onde contamos com as contribuições do Wagner (13 Maio), o período da tarde foi destinado a leitura do Estatuto da ENESSO, tendo em vista que esse ano irá ocorrer revisão estatutária sentimos a necessidade de discutir ponto a ponto do estatuto na perspectiva de destacar nossos apontamentos e contribuições no ENESS.
Antes de finalizar o primeiro dia realizamos um balanço sobre a situação das escolas da região, cada representante fez uma avaliação da articulação do Movimento Estudantil dentro das suas escolas.

Balanço das escolas presentes no Pré ENESS 2010

·        ISCA Faculdades:
- Ana Mara relata as dificuldades de articular com os estudantes, e ressalta que a maioria dos estudantes que militam no MESS já estão no último ano.
- Os estudantes estão organizando cursos de formação política do 13 de Maio, e através dos cursos agregar mais estudantes para o Movimento Estudantil.
·        PUC – SP:
- Bia relata a atual situação da PUC – SP que irá realizar uma discussão sobre mensalidades e pretendem agendar uma audiência pública com a reitoria a fim de discutir essa questão. Sinaliza que existe a possibilidade de implantação de catracas e faz uma análise sobre a realidade dos estudantes de Serviço Social da PUC.
·        Unifesp:
- Bruno relata a dificuldade de articulação do Movimento estudantil na Unifesp por conta da unificação dos C.A’s, mas ressalta que existe uma discussão a cerca da efetivação de um C.A autônomo.
- Unifesp está em um processo de desintegração de posse, e os estudantes estão dialogando sobre esse processo que é contraditório para o Serviço Social.
·        Unicastelo:                                                                          
- Michelle relata as conquistas que o Movimento Estudantil alcançou devido à greve, no momento os estudantes da Unicastelo estão se organizando na perspectiva de articular os C.A’s que estão em processo de efetivação. No inicio do mês os estudantes realizaram um curso de economia política do 13 de Maio, por entendermos que é necessário para os estudantes a formação.
- Estamos construindo projeto para receber o ERESS 2011.
·        Uninove:
- Ana Carolina faz uma avaliação da organização do Movimento Estudantil na Uninove, ressalta as dificuldades que vem enfrentando para articular os estudantes, devido o grande número de estudantes que em sua maioria não reconhece a necessidade de organização dos estudantes.
- Nesse momento a Comissão pró C.A está paralisada e a saída de estudantes importantes contribuiu para essa estagnação. Mas, no segundo semestre existe a proposta de trabalhar a representatividade dos representantes de sala junto ao MESS por meio dos Secretários de Escola.
- Flavio, falou da precarização do ensino por meio do sistema EAD e sobre as características da mercantilização do ensino sendo infiltrada na instituição.
- No próximo final de semana irá ocorrer o curso de formação política do 13 de maio, a qual o Flavio ressalta a importância deste curso para unificar os estudantes e agregar militantes;
- No próximo semestre está previsto um ELESS na Uninove (campi Vergueiro).
·        FAPSS – SP
- Willian trás as dificuldades de articulados os estudantes, tendo em vista o retorno recente do C.A. Mesmo com as lutas contra a precarização os estudantes não se organizam dentro do Movimento Estudantil.
 - Realizaram revisão curricular.
·        FAPSS – SCS
- No primeiro momento a Gleise falou sobre o processo de extrema precarização da FAPSS – SCS e como o C.A está se movimentando, ela ressalta que mesmo com as movimentações ainda existe uma grande dificuldade de articular com os estudantes;
- Mas um fator importante é que os estudantes que estão mais envolvidos com o Movimento Estudantil são do 1º e 2º semestre;
- Ela avalia que o C.A vem crescendo mesmo com todas essas dificuldades.
- O C.A não tem espaço próprio, loca o espaço de outra universidade e os estudantes não tem acesso aos livros da biblioteca.
·        CEUNSP
- Josuel fala sobre as articulações que estão acontecendo na escola, no próximo semestre irá acontecer um ELESS e no final do ano irá sediar o CORESS;
- Cursos do 13 de Maio junto com o CORESS e posteriormente organizar os cursos de formação junto com os movimentos sociais e os estudantes.
- O curso está em processo de aprovação do MEC.

                                                     Fechamento do primeiro dia
Após o balanço das escolas levantamos a proposta de encaminhar para o caderno de teses da ENESSO a pré tese de um coletivo de estudantes da Região VII, na perspectiva de documentar as contribuições dos militantes. Foi acordado que a pré tese será encaminhada para o e-mail da Região VII para que todos os estudantes possam fazer suas contribuições.
                             
Segundo dia 10/07/10

Fizemos uma discussão a cerca da conjuntura do MESS, contamos com as contribuições do Tiago e Everton (ex-militantes), eles apresentaram um panorama da ENESSO explicaram a importância das organizações de base e o processo de ruptura com a UNE.
Discutimos sobre o ENESS em ano de revisão de Estatuto, que na avaliação do Tiago é um encontro diferenciado com uma outra dinâmica. A Talita fala sobre a importância da tese da Região VII que tem uma história de militância e que até o momento não foi documentado.

No decorrer das discussões surgiram três propostas, primeira que o C.A da PUC-SP repasse o valor de R$ 800,00 de um delegado do segundo ano da manhã que não irá para o ENESS, para levar dois estudantes de escolas diferentes.
Segunda proposta: a Bia afirma que irá se reunir com os demais integrantes da gestão do CASS e levantar quanto de fato existe no caixa do C.A e a partir dai liberar o valor, mas fazendo uma somatória com o valor que existe no caixa da Região VII. No próximo semestre os C.A’s e coletivos de estudantes organizados realizarem uma contribuição para o caixa da Região VII.
Terceira proposta: Talita propôs que o C.A da PUC-SP libere o valor da passagem que voltaria para o caixa do C.A, posteriormente fazer um balanço do valor que tem em caixa na Região VII juntamente com o repasse do Pré ENESS.
De consenso dos estudantes presentes que Josuel e Michelle vá para o ENESS, tendo em vista que ambos irão assumir a coordenação da Região VII. 
No período da tarde fizemos uma discussão a cerca da Formação Profissional, onde a Fernanda e o Tiago no período da manhã ressaltaram a importância da defesa do Projeto Ético Político e a luta contra a precarização do ensino.

Propostas da Região VII

Estatuto da ENESSO

Titulo I: Da Natureza e finalidade
Consenso dos estudantes presentes no Pré ENESS que o parágrafo 1° do art1° seja suprimido, por entendermos que o artigo em si já expressa o que é a ENESSO, não havendo necessidade de citar a UNE assim como qualquer outra entidade estudantil.
Destaque para a letra g do art. 2° incentivar a discussão e participação dos estudantes nos encontros internacionais, reforçando o papel do Coordenador de Relações Internacionais.
Titulo III: Seção I
No art. 5° é necessário destacar como um eixo especifico, Opressões.
Parágrafo 2° do art. 5° deixar mais clara questão de finanças que implica o não direito a voto dos estudantes que tiverem seus C.A’ inadimplentes. Acrescentar nesse parágrafo a flexibilização dos pagamentos para melhor entendimento dos estudantes.
            A letra c do art. 6° destacamos a mudança no dia das eleições da nova gestão da ENESSO, a mesma a no penúltimo dia e não no último. Com isso evita o esvaziamento da plenária, pois muitos estudantes vão embora antes do encerramento do encontro, com isso o número de estudantes participando desse processo eleitoral será bem maior.
Titulo III: Seção III
No art. 8° especificar o eixo de Opressões.
Letra b do art. 9° que os coordenadores regionais possam assumir a coordenação na plenária final do ERESS, isso viabiliza a participação dessas coordenações no ENESS, tendo em vista que eles irão tocar as discussões das suas regiões no próximo período, e a participação dos mesmos no ENESS é de extrema importância.

Titulo III: Seção V/ Subseção I
Art. 11° incluir os secretários de escola na composição da diretoria da ENESSO.

Titulo III: Seção V/ Subseção II
Letra b do art. 15° não especificar qual entidade estudantil a ENESSO estabelecerá contatos, respeitando assim a opção de cada estudante.
Suprimir art. 18° pois é igual às letras d e e do art. 17°
Inserir o art. 20° descrevendo as atribuições dos secretários de escola.

Titulo V: Das finanças e do Patrimônio
Letra a do art. 22° flexibilizar a anuidade paga pelos C.A’s.
Letra b e c do art. 22° aumentar o repasse financeiro dos encontros para a ENESSO, com intuído de viabilizar o trabalho dos coordenadores (regionais e nacionais) e dos secretários de escola.

Titulo VI: Do Processo de Eleição
Art. 25° antecipar a eleição para o penúltimo dia do ENESS.
Alterar os artigos 27° e 28° de acordo com a perspectiva de antecipação da eleição.
***Inserir um parágrafo sobre a candidatura de coordenações regionais, foi de consenso dos estudantes presentes no Pré ENESS que um coordenador regional assumir a coordenação nacional prejudica os trabalhos dentro do movimento, principalmente na sua região. Portanto acreditamos que os coordenadores regionais devem ser inelegíveis, levando em conta o compromisso que cada um assumiu na sua região.

Titulo VII: Das disposições Gerais e Finais.
Art. 35° Os coordenadores regionais devem assumir a coordenação na plenária final do ERESS.

Encaminhamentos

- Comissão Organizadora irá encaminhar para a gestão do C.A da PUC-SP oficializando o pedido de contribuição para ida de mais um militante pela região;
- Comissão Organizadora irá encaminhar a Pré Tese para que os militantes da região VII possam dar as suas contribuições até quarta-feira;
 - Flavio, estudante da Uninove irá fazer as correções ortográficas da tese;
- Comissão Organizadora irá encaminhar para lista da região as deliberações do ENESS 2009.
- Josuel irá encaminhar suas contribuições com relação ao eixo análise de conjuntura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário